sexta-feira, 13 de maio de 2011

ORGANIZAÇÕES POLÍTICO-MILITARES

A GUERRA FRIA que se estendeu do fim da Segunda Guerra Mundial até a década de 1980, caracterizou-se pela disputa hegemônica mundial formando assim um mundo bipolar.
A fim de defender-se de ataques diretos, esses blocos criaram organizações militares multinacionais. Entre elas destacam-se a ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN) e o PACTO DE VARSÓVIA.
Diante dos conflitos que surgiram com a Guerra Fria, os países capitalistas localizados no hemisfério Norte, como Estados Unidos, Canadá e parte dos países da Europa Ocidental, assinaram, em 1949, o Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Ele tinha como propósito defendê-los de uma possível invasão do inimigo socialista.
De outro lado, em 1955, os países socialistas, liderados pela ex-URSS, também firmaram acordos de defesa, como o Pacto de Varsóvia. Seu objetivo era defender-se de ataques dos países capitalistas.
Essas organizações militares desenvolveram suas funções no âmbito internacional. Elas nunca se enfrentaram diretamente, daí o nome “GUERRA FRIA”.
No fim da década de 1980, quando o socialismo chegou ao fim, o Pacto de Varsóvia foi dissolvido.
A OTAN, por sua vez, com a desintegração do bloco socialista, foi reestruturada e passou a firmar acordos de paz com os países do Leste Europeu.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA) é uma instituição multinacional, formada por todos os países da América, com exceção de Cuba. A OEA teve origem no período da Guerra Fria, quando a ameaça da Terceira Guerra Mundial pairava constantemente sobe o globo.
Assim, os países americanos reuniram-se em 1948 com o objetivo de formar um bloco cujo interesse era garantir a paz e a segurança e promover a democracia nos países membros.





Nenhum comentário: