quinta-feira, 26 de maio de 2011

GEONOTÍCIAS

Cidade americana de Joplin ainda tem 232 desaparecidos após tornado




As autoridades locais informaram nesta quinta-feira (26) que ainda há 232 desaparecidos, quatro dias depois da passagem do tornado que devastou a cidade de Joplin, no estado norte-americano do Missouri.
Alguns deles poderiam estar entre as 125 pessoas achadas mortas.
Só um dos 125 corpos retirados de entre os escombros foi identificado até agora.
A prefeitura pediu paciência aos parentes durante o processo de identificação, feito por teste de DNA e impressões digitais.
Alguns dos desaparecidos poderão estar entre os restos mortais ainda sem identificação, que estão armazenados em um depósito de cadáveres construído às pressas.
Questionado sobre o porquê de as famílias não terem autorização de entrar no necrotério para reconhecer visualmente os corpos, a vice-diretora de segurança pública do Missouri, Andrea Spillers, disse: "isso não é 100% exato, e nosso objetivo é ter 100% de precisão".
"Não podemos supor que os 232 desaparecidos tenham morrido", completou, advertindo que a lista poderá mudar se forem registrados mais desaparecidos ou se mais corpos forem identificados.
"Alguns simplesmente não puderam entrar em contato com amigos e familiares. Também é possível que ainda haja pessoas presas entre os escombros que não tenham sido oficialmente reportadas como desaparecidas", advertiu Spiller.
As buscas por sobreviventes continuavam nesta quinta-feira, com a esperança de encontrar sobreviventes, mas o otimismo se desvanecia depois do fracasso de quarta-feira, quando as equipes de resgate não encontraram ninguém, nem vivo nem morto.
As famílias com um ou mais membros desaparecidos mantiveram uma busca desesperada, mas a comunicação ruim e irregular e a devastação completa de algumas áreas dificultaram as buscas.
O governador do Missouri, Jay Nixon, anunciou que serão realizados serviços fúnebres em memória da comunidade no domingo, quando o presidente Barack Obama visitará a cidade na volta de sua viagem à Europa.




Nenhum comentário: