sexta-feira, 13 de maio de 2011

EUROPA: ASPECTOS ECONÔMICOS




O Continente Europeu, principal ponto de referência da Revolução Industrial, é formado por alguns dos países mais desenvolvidos do planeta Terra.  A agropecuária, a mineração e os transportes são os fatores que mais influenciam na economia europeia.
Parte das principais empresas mundiais está localizada na Europa. Muitos dos produtos consumidos no mundo são feitos nesse continente ou em uma de suas empresas instaladas por quase todo o planeta.
Podemos citar várias dessas empresas que atuam no Brasil: Daimler-Benz, Volkswagen, Siemens e Bayer (Alemanha), Fiat e Círio (Itália), Renault e Carrefour (França), Nestlé (Suíça), Philips (Holanda), entre outras.
Até a Segunda Guerra, o continente europeu manteve a hegemonia econômica do mundo.
Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos emergiram como a maior potência econômica capitalista do mundo contemporâneo.
Fatores determinantes para que a Europa perdesse o poderio:
1. A Primeira Guerra (1914-1918) e a Segunda Guerra (1939-1945), que ocorreram principalmente em solo europeu, o que levou a grandes perdas para a economia das nações mais desenvolvidas do continente.
2. O processo de descolonização das maioria das nações africanas e asiáticas, que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial.
Para reagir diante desse quadro, alguns países europeus decidiram se unir com o objetivo de facilitar as relações comerciais entre si.






Nenhum comentário: