segunda-feira, 9 de maio de 2011

EUA: MUITOS POVOS EM UMA NAÇÃO

A população estadunidense é formada principalmente por descendentes de europeus que emigraram em diferentes épocas a partir do século XVI.
Somam-se a eles os descendentes de africanos vindos na época da escravidão, os asiáticos e uma minoria de ameríndios. Mais recentemente, a comunidade dos latino-americanos foi a que mais cresceu.
O padrão de vida dos cidadãos desse país é bastante elevado, mas não pode ser considerado igualitário. Porém, a perspectiva de melhores condições de vida tem levado muitas pessoas provenientes do Caribe, México e das América do Sul e Central a arriscar sua vida para migrar para o país.
Esses povos construíram uma nação que hoje é formada por 50 estados: 48 contíguos, mais o Alasca, na porção noroeste do continente, e o arquipélago do Havaí, no oceano Pacífico.
O noroeste do país, a primeira região a ser colonizada, é uma das mais urbanizadas do planeta. Nessa região está a cidade de Washington, capital do país, Filadélfia, Nova Iorque e Boston.
Nova Iorque é a maior cidade do país, com quase 17 milhões de habitantes, é considerada a “capital financeira do mundo”.
Ao norte, localiza-se a cidade de Chicago, a terceira cidade do país, com quase 3 milhões de habitantes.
No sul, localiza-se o estado do Texas, onde estão duas importantes cidades, Dallas e Houston, destaca-se no refino de petróleo.
A Califórnia é o estado mais populoso dos EUA, sede da maior indústria cinematográfica do mundo: Hollywood.
O Havaí, um arquipélago localizado no oceano Pacífico é o menor estado da nação. Composto de inúmeras praias, sua principal receita vem do turismo.
O Alasca, localiza-se a noroeste do Canadá, é o maior e mais inóspito estado norte-americano. Apesar do vazio demográfico, ele possui a maior reserva petrolífera da América do Norte.

Nenhum comentário: