segunda-feira, 9 de maio de 2011

UMA POPULAÇÃO QUE ENVELHECE E NÃO CRESCE

Com uma POPULAÇÃO ABSOLUTA em torno de 728 milhões de habitantes (dados de 2005) e uma DENSIDADE DEMOGRÁFICA próxima de 71hab./km², o continente europeu é o mais POVOADO do mundo.
Atualmente a taxa de crescimento populacional na Europa é baixíssima, chegando a ser negativa em muitos países. A queda nos índices de natalidade é o fator mais importante para entender esse processo. Em muitos casos, esses índices são menores que os de mortalidade.
Esse fato constitui um grande problema para a economia dessas nações, pois, com a falta de jovens, a quantidade de mão de obra qualificada vai se reduzindo com o tempo.
Preocupado com essa situação, o governo de alguns países tem desenvolvido campanhas de incentivo à maternidade, visando ao aumento da população. Em alguns casos, estimula-se a vinda de imigrantes, principalmente porque constituem mão de obra especializada e barata.
A situação do baixo crescimento populacional e do envelhecimento da população preocupa seriamente os dirigentes europeus. Atualmente o continente apresenta a maior taxa de pessoas idosas do mundo, com uma expectativa média de vida acima dos 70 anos.
Estima-se que cerca de um terço da população europeia esteja com idade superior a 50 anos, e que boa parte já esteja aposentada ou em processo de se aposentar.
Na tentativa de amenizar as pressões que o grande número de idosos exerce sobre o fundo de pensões (aposentadoria) e os serviços de saúde, as nações europeias buscam reformular seus sistemas de seguridade social.
Nesses países, mais de 50% dos impostos arrecadados são destinados à previdência social, dificultando os investimentos em outros setores e, em muitos casos, prejudicando a economia como um todo.


Nenhum comentário: