segunda-feira, 9 de maio de 2011

EUROPA: BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL

Com uma superfície aproximada de 10,5 milhões de km², a Europa é considerada o BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL ou o VELHO CONTINENTE.
Do ponto de vista geológico, Europa e Ásia formam um grande bloco de terra, também conhecido como EURÁSIA, uma vez que não há um grande oceano ou mar que as separe.
No entanto, em virtude das diferenças históricas e culturais, cada uma é considerada e analisada como um continente à parte. Composto por 49 nações independentes, o povoamento do continente europeu é antigo e foi marcado pela presença de inúmeros povos.
O primeiro processo significativo de ocupação do continente ocorreu com a expansão do Império Romano, do século I a.C. até o século II d.C. Esse império se estendeu por toda a Europa meridional e central e avançou para o norte da África e o Oriente Médio.
Entre os séculos IV e V, os povos bárbaros, vindos principalmente do extremo oriente da Europa, ocuparam o continente. Esses povos formaram reinos que deram origem à organização feudal que perdurou por quase mil anos, do século V ao século XV.
No século VIII, era a vez dos árabes ocuparem principalmente a península ibérica.
Todos esses processos de ocupação propiciaram aos europeus uma enorme diversidade cultural.
A Revolução Industrial no século XVIII trouxe mudanças significativas ao continente europeu que repercutiram no mundo inteiro. A Inglaterra comandou esse processo e se transformou na nação industrial mais importante do globo, mantendo a hegemonia mundial do fim do século XVIII até a Segunda Guerra Mundial, no século XX.
Desde a formação dos Estados Nacionais, a partir do século XV, o espaço geográfico europeu foi se modificando de acordo com o jogo de força das nações do continente. Países foram surgindo, impérios se esfacelaram, unificações foram efetivadas, divisões de repúblicas ocorreram.






3 comentários:

Luian disse...

COISA COMPLICAD ISSO,TÔ NO 7 ANO E TENHO QUI FAZER UMA PESQUISAR COMPLETA SOBRE ESSE ASSUNTO.

Unknown disse...

Goosteei

Unknown disse...

Muito útil essa publicação.