domingo, 15 de maio de 2011

ORGANIZAÇÕES POLÍTICO-ECONÔMICAS

Existem instituições internacionais que se voltam para o desenvolvimento da produção e consumo dos países.
Entre essas instituições podemos destacar:
1. Grupo dos Oito (G8);
2. Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opeb);
3. Fundo Monetário Internacional (FMI);
4. Organização Mundial do Comércio (OMC);
5. Banco Mundial;
6. Comunidade Britânica das Nações.
A área de atuação econômica da ONU é composta basicamente por três grandes instituições:
1. Fundo Monetário Internacional (FMI) – sediada em Washington, tem como objetivo orientar o desenvolvimento da economia mundial, concedendo empréstimos aos países membros da ONU. Orienta e controla o tipo de política econômica a ser adotada pelo país beneficiado.
2. Banco Mundial – inicialmente esse órgão tinha a função de conceder empréstimos aos países destruídos pela Guerra. Posteriormente, estendeu a sua área de atuação e hoje realiza empréstimos aos países membros, visando ao desenvolvimento econômico e social.
3. Organização Mundial do Comércio (OMC) – órgão que pertence à Assembleia Geral da ONU, criada em 1995. Regula o comércio mundial, controlando as PRÁTICAS PROTECIONISTAS que beneficiam um país em detrimento de outros, supervisionando acordos de comércio entre as nações.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opeb) é uma instituição formada pelos países que se destacam como os maiores exportadores de petróleo: Arábia Saudita, Argélia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria e Venezuela.
O Grupo dos Oito (G8) é composto pelas maiores economias mundiais e tem como objetivo ser um fórum de debate e definição de políticas econômicas e monetárias. A ideia da criação desse grupo surgiu em 1975, quando representantes de Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Itália se reuniram para discutir a crise do petróleo.
Em 1976, o Canadá foi admitido no grupo, originando o G7. Com as transformações ocorridas na economia da antiga URSS, a Rússia foi convidada a ingressar no grupo nos anos 1990, concluindo a formação do G8.



2 comentários:

Marta disse...

Estou Respondendo a Revisão Pelo Seu Blog Rsrs

samuel disse...

Samuel sala:4 ja responde quase a revisão toda pelo brog tchal. hsishishs :)