domingo, 29 de maio de 2011

CARACTERÍSTICAS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS

Nessas nações, onde ocorreu a colonização de exploração, existem até hoje uma forte dependência econômica para com os países mais ricos do planeta e uma grande concentração de riqueza que provoca terríveis desigualdades sociais.
Nos países subdesenvolvidos há uma massa enorme de pessoas desprovidas de recursos básicos para a sobrevivência.
Nesses países ocorrem elevados índices de mortalidade infantil, baixos índices de escolaridade, falta de moradia, fome e problemas de saúde.
A baixa escolaridade nos países subdesenvolvidos é causada pela precariedade das estruturas de ensino e também pelo ingresso prematuro das crianças no mundo do trabalho.
O acesso universal à educação primário é um dos objetivos da ONU.
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que os países gastem 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação; contudo, a média de investimentos no ensino é geralmente menor.
As cidades abrigam hoje mais da metade da população mundial.
Nas cidades ocorrem a disseminação das doenças, os crimes, a poluição e a miséria.
Em muitas cidades, principalmente em países subdesenvolvidos, os moradores de favelas constituem mais de 50% da população; nesses locais há pouco ou nenhum acesso a água encanada, saneamento básico, a energia, etc.
A falta total ou parcial de alimentos atinge uma enorme parcela da população mundial. Em alguns lugares do mundo, as pessoas ficam até dias sem alimento.
Há pessoas que não possuem rendimentos sequer para adquirir o alimento diário.




Um comentário:

Unknown disse...

Esse eh a caracteristica oque ?